Esta semana foi uma semana de muito trabalho para a realização dos adereços para o desfile de CarnavalA Paula foi a "cortadora de serviço." O trabalho está a decorrer e tem sido realizado pelos adultos da sala e tem contado com a preciosa ajuda da dona São que tem sido a orientadora de todo o processo. Até a mãe da dona São nos deu uma ajudinha.Outra grande ajuda foi a da mãe do Guilherme da nossa sala que se disponibilizou para nos a ajudar.Muito obrigada a todas!!!
Algumas das peças já estão concluídas. Fica aqui uma imagem que levanta um pouquinho o "véu" de como são as nossas roupas.
Fechámos a semana com a cor azul. Brincámos muito no recreio por baixo de um céu bem azul e fizemos o trabalho de grande grupo sobre a cor azul.A semanadas coresfoi muito colorida!!!
No dia verde fomos ver ao nosso redor o que encontrávamos dessa cor.
Um excelente lugar foi a nossa horta pedagógica.
Vimos salsa, ervilhas, favas, couves, agriões, e alfaces.Apanhámos uma alface e fizemos uma salada para comermos ao almoço.Também fizemos um trabalho com objectos de cor verde.
No dia laranja, também muitos de nós viemos vestidos com peças de roupa cor de laranja. As famílias também colaboraram connosco. A mãe da Luísa manou-nos alguns pacotes de sumo de laranja, a Mãe da Diana mandou-nos um bolo coberto com chupa-chupas de laranja, e o avô do Pedro Alexandre mandou-nos uma caixa de laranja para fazermos sumo.
E foi mesmo isso que fizemos. Com o espremedor que a mãe do Pedro nos emprestou, fizemos um delicioso sumo de laranja natural que bebemos na hora do almoço.
Fizemos o registo do sumo de laranja.
Fizemos uma experiência de cores misturando a cor vermelha com a cor amarela e obtivemos a cor de laranja.
À tarde, como não podia deixar de ser fizemos o trabalho colectivo sobre a cor de laranja.
Na terça-feira dedicámos o dia à cor vermelha ou encarnado. Muitos de nós viemos vestidos de vermelho, a São contou-nos a historia do capuchinho vermelho e depois fizemos o registo da história. Na parte da tarde fizemos um trabalho colectivo, à semelhança do trabalho realizado no dia anterior para a cor amarela.
Como estamos a chegar ao Carnaval e como o Carnaval é uma altura de muita cor, decidimos dedicar a semana às cores. Começámos a semana com a cor amarela.
Procurámos na sala vários objectos da cor amarela e fizemos um trabalho colectivo para expormos na nossa sala, para todos reconhecermos a cor amarela.
No dia 21 de Fevereiro realizou-se a 4ª sessão das "Histórias ao Serão".Foi nossa convidada a escritora, ilustradora e educadora pela arte, Margarida Botelho. A Margarida, que nasceu no nosso Concelho, veio dinamizar a sua última história, “ As cozinheiras de livros”, uma história interactiva para as crianças e para as famílias.Foi um serão muito divertido e agitado. Fomos também verdadeiros "cozinheiros de livros".Fizemos em grande grupo um livro com uma receita criada por nós, de como se pode fazer uma boa história. Descrevemos os ingredientes e o modo de preparação. No final da dinamização da história, oferecemo-lo à Margarida.Conversar com a Margarida foi fantástico!Claro que quisemos que a Margarida autografasse o nosso livro.Aqui fica um pequeno momento de como foi o nosso Serão, para quem não pode estar presente .
O Pedro trouxe o livro "A rã Cantilena". A São contou a história e em grande grupo fizemos o reconto da história. Fizemos as ilustrações para o reconto e este foi o resultado final.
A Isadora hoje trouxe a sua rã, a "Fofinha", para passar o dia connosco. A São hoje também trouxe um livro sobre animais e com ele podémos aprender algumas coisas sobre as rãs. Ficámos a saber que são batráquios, que comem insectos, que nascem de ovos e antes de serem rãs são girinos.
Planeámos pesquisar mais coisas sobre as rãs, e iremos fazer um livro sobre rãs para para ficar na biblioteca da nossa sala.
Hoje estivemos na sala a fazer um trabalho sobre o que aprendemos sobre as abelhas para partilharmos com os amigos da escola do Pinhal do General. Esperamos que eles gostem de saber as curiosidades que aprendemos sobre estes insectos.