sábado, 26 de fevereiro de 2011

A TRABALHAR PARA O CARNAVAL

Esta semana foi uma semana de muito trabalho para a realização dos adereços para o desfile de CarnavalA Paula foi a "cortadora de serviço."
O trabalho está a decorrer e tem sido realizado pelos adultos da sala e tem contado com a preciosa ajuda da dona São que tem sido a orientadora de todo o processo. Até a mãe da dona São nos deu uma ajudinha.Outra grande ajuda foi a da mãe do Guilherme da nossa sala que se disponibilizou para nos a ajudar.Muito obrigada a todas!!!
Algumas das peças já estão concluídas. Fica aqui uma imagem que levanta um pouquinho o "véu" de como são as nossas roupas.

SEMANA DAS CORES - COR AZUL

Fechámos a semana com a cor azul. Brincámos muito no recreio por baixo de um céu bem azul e fizemos o trabalho de grande grupo sobre a cor azul.A semana das cores foi muito colorida!!!

SEMANA DAS CORES - DIA VERDE

No dia verde fomos ver ao nosso redor o que encontrávamos dessa cor.
Um excelente lugar foi a nossa horta pedagógica.
Vimos salsa, ervilhas, favas, couves, agriões, e alfaces.Apanhámos uma alface e fizemos uma salada para comermos ao almoço. Também fizemos um trabalho com objectos de cor verde.

A MARGARIDA FEZ 6 ANOS

A Margarida fez seis anos e nós fizemos uma lembrança para lhe oferecemos.
Ela trouxe um bolinho para partilhar com os amigos.
Parabéns Margarida

SEMANA DAS CORES - DIA LARANJA

No dia laranja, também muitos de nós viemos vestidos com peças de roupa cor de laranja. As famílias também colaboraram connosco. A mãe da Luísa manou-nos alguns pacotes de sumo de laranja, a Mãe da Diana mandou-nos um bolo coberto com chupa-chupas de laranja, e o avô do Pedro Alexandre mandou-nos uma caixa de laranja para fazermos sumo.

E foi mesmo isso que fizemos. Com o espremedor que a mãe do Pedro nos emprestou, fizemos um delicioso sumo de laranja natural que bebemos na hora do almoço.
Fizemos o registo do sumo de laranja.
Fizemos uma experiência de cores misturando a cor vermelha com a cor amarela e obtivemos a cor de laranja.
À tarde, como não podia deixar de ser fizemos o trabalho colectivo sobre a cor de laranja.

SEMANA DAS CORES - DIA VERMELHO OU ENCARNADO

Na terça-feira dedicámos o dia à cor vermelha ou encarnado. Muitos de nós viemos vestidos de vermelho, a São contou-nos a historia do capuchinho vermelho e depois fizemos o registo da história.
Na parte da tarde fizemos um trabalho colectivo, à semelhança do trabalho realizado no dia anterior para a cor amarela.

SEMANA DAS CORES - COR AMARELA

Como estamos a chegar ao Carnaval e como o Carnaval é uma altura de muita cor, decidimos dedicar a semana às cores.
Começámos a semana com a cor amarela.
Procurámos na sala vários objectos da cor amarela e fizemos um trabalho colectivo para expormos na nossa sala, para todos reconhecermos a cor amarela.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

HISTÓRIAS AO SERÃO COM MARGARIDA BOTELHO

No dia 21 de Fevereiro realizou-se a 4ª sessão das "Histórias ao Serão".Foi nossa convidada a escritora, ilustradora e educadora pela arte, Margarida Botelho.
A Margarida, que nasceu no nosso Concelho, veio dinamizar a sua última história, “ As cozinheiras de livros”, uma história interactiva para as crianças e para as famílias.
Foi um serão muito divertido e agitado. Fomos também verdadeiros "cozinheiros de livros".Fizemos em grande grupo um livro com uma receita criada por nós, de como se pode fazer uma boa história. Descrevemos os ingredientes e o modo de preparação. No final da dinamização da história, oferecemo-lo à Margarida.Conversar com a Margarida foi fantástico!Claro que quisemos que a Margarida autografasse o nosso livro.Aqui fica um pequeno momento de como foi o nosso Serão, para quem não pode estar presente .

TRABALHO SOBRE AS RÃS

A Isadora, a Diana e o Pedro Leonardo, quiseram saber mais sobre as rãs e desenvolveram um trabalho sobre elas.
Elaboraram um livro de informação sobre as rãs que vai enriquecer a nossa biblioteca.
Depois do trabalho concluído, os três quiseram partilhar com o restante grupo todas as informações que recolheram sobre estes animais.

RECONTO DA HISTÓRIA: "A RÃ CANTILENA"

O Pedro trouxe o livro "A rã Cantilena". A São contou a história e em grande grupo fizemos o reconto da história. Fizemos as ilustrações para o reconto e este foi o resultado final.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A ISADORA TROUXE A SUA RÃ PARA MOSTRAR AOS AMIGOS

A Isadora hoje trouxe a sua rã, a "Fofinha", para passar o dia connosco. A São hoje também trouxe um livro sobre animais e com ele podémos aprender algumas coisas sobre as rãs. Ficámos a saber que são batráquios, que comem insectos, que nascem de ovos e antes de serem rãs são girinos.
Planeámos pesquisar mais coisas sobre as rãs, e iremos fazer um livro sobre rãs para para ficar na biblioteca da nossa sala.

TRABALHO PARA PARTILHA COM A EB1JI DO PINHAL DO GENERAL

Hoje estivemos na sala a fazer um trabalho sobre o que aprendemos sobre as abelhas para partilharmos com os amigos da escola do Pinhal do General. Esperamos que eles gostem de saber as curiosidades que aprendemos sobre estes insectos.