segunda-feira, 11 de abril de 2011

CAÇA AO OVO

Na sexta feira de manhã todas as turmas da escola se juntaram para fazerem a caça ao ovo. O objectivo era encontrar o número de ovos correspondentes ao número de alunos de cada turma e cada turma tinha que encontrar ovos de uma cor determinada. A cor dos nossos ovos era cor de rosa florescente.No final do jogo cada um ganhou um ovo de chocolate. Foi uma manhã muito animada.

PRESENTES DE PÁSCOA

Para oferecermos às nossas famílias, fizemos com copos de plástico uns belos coelhinhos para colocarmos as amêndoas torradas. Este foi o resultado final.

AMÊNDOAS TORRADAS

Na quarta feira fizemos na nossa sala amêndoas torradas. É muito fácil fazer esta iguaria.
Coloca-se numa frigideira uma caneca de águauma caneca de açúcare uma caneca de amêndoacoloca-se ao lume em lume brando até que o açúcar fique como se fosse areia.Nesse momento colocamos o lume mais forte até caramelizar um pouco e estão prontas.Ficaram muito boas as nossas amêndoas .No final fizemos o registo da receita, para nunca mais nos esquecermos.

PINTANDO OVINHOS

A São contou-nos a história dos" Ovos misteriosos"e esta história falava de muitos ovos e de muitas cores. Com o ovo que trouxemos de casa , pendurados numa palhinha,demos largas à imaginação no momento da pintura. Ficaram muito bonitos os nossos ovos.

domingo, 3 de abril de 2011

A PRINCESA E A ERVILHA

O Guilherme trouxe para a escola a história da "Princesa e a ervilha".
A história conta-nos que um príncipe queria casar com uma verdadeira princesa e a sua mãe, a rainha, para ter a prova de que a princesa que pediu para descansar em casa do príncipe é mesmo uma princesa, colocou-lhe uma ervilha debaixo de 10 colchões. A princesa na manhã seguinte disse que não tinha dormido bem, pois parecia que havia alguma coisa que a magoava na cama.

Para sabermos se havia entre nós alguma princesa, fomos à nossa horta buscar ervilhas e colocámos uma ervilha debaixo do colchão da cama da casinha.Claro está que ninguém consegui sentir a ervilha debaixo do colchão, apesar da São ter tentado fazer batota.

Foi muito divertido, até os rapazes quiseram experimentar deitar-se em cima do colchão e da ervilha.
Se não conseguimos sentir a ervilha debaixo de um colchão, concerteza não conseguiríamos sentir também debaixo de 10 almofadas. O melhor foi experimentar.




O NOSSO "CARACOLÁRIO"

Quando estávamos na nossa horta encontrámos uma caracoleta. Ficámos tão entusiasmados que quisemos ficar com ela na nossa sala.
Fomos à horta buscar umas folhinhas para ela comer.



A São arranjou-lhe uma caixinha para ficar e até lhe demos um nome:- FOFINHA
Quando temos novidades adoramos partilhar com o 1º Ciclo, e foi isso que fizemos.Todos ficaram a conhecer a Fofinha...

PINTURA SIMÉTRICA - BORBOLETAS

O Pedro Alexandre trouxe um poema muito bonito para a escola sobre borboletas.


A São leu o poema e todos gostámos.

Depois a São sugeriu-nos uma pintura surpresa. Num pedaço de cartolina colocámos várias pingas de tintas de várias cores, depois dobrámos a cartolina ao meio, pressionámos e apareceram as asas de uma borboleta na cartolina.

Com essas borboletas enfeitámos o poema e construímos uma chuva de ideias da Primavera.

A MIM PARECE-ME...

A São contou-nos a história da "Casa na árvore" da escritora Margarida Botelho.

Todos gostámos da história, pois ter uma casa numa árvore deve ser muito divertido.






A casa da árvore era feita com troncos de várias formas, e os três irmãos imaginavam que os troncos poderiam ser as mais diversas personagens de histórias que inventavam.

A São, foi à mata em frente à nossa escola buscar alguns troncos e nós em conjunto dissemos o que nos faziam lembrar.

Foi este o resultado final.

DEDICADOS À NOSSA HORTA

Esta semana plantámos e semeámos novos produtos na nossa horta.


Plantámos couves, tomateiros, espinafres, corgetes e abóboras.

Estamos a ficar excelentes "agricultores"!