sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

TRANSFORMAR PARA JOGAR

A São perguntou quem queria fazer o jogo do galo com materiais de desperdício. Muitos meninos disseram que queriam, por isso a São sugeriu que nos dividíssemos em grupos e faríamos mais do que um jogo. Colocámos o material na mesa. O cartão,o x-acto, as tampas de garrafas de iogurte e as palhinhas .Marcámos o cartão com nove quadrados, utilizando os marcadores e a São segurou a régua para ajudar. Cruzámos as palhinhas e prendemo-las com ráfia. A São perguntou quem sabia explicar como se joga o jogo do galo.

O Simão disse: "Temos que ter uma cruz e uma bola. Têm que ser todos seguidos, ou as cruzes ou as bolas."
A Beatriz disse: "Têm que se fazer três cruzes ou três bolas seguidas. Ganha o primeiro a fazer três seguidos"
A São sugeriu que fizéssemos este jogo com material desperdício para percebermos que utilizando de novo as tampas de garrafas de iogurte, as palhinhas e um pedaço de caixa de cartão, reutilizámos material ao mesmo tempo que reduzimos o gasto de folhas se estivéssemos a jogar o jogo com papel e canetas, como era costume o Simão fazer.No fim foi só jogar.

100 GESTOS PARA PROTEGER O NOSSO PLANETA TERRA

A professora Tânia emprestou-nos este livro que fala de como podemos proteger o nosso Planeta e da importância da reciclagem. No fim do livro, é lançada uma proposta que é criar uma árvore de reciclagem à semelhança da que a Lola (personagem da história), criou na sua escola. Seguimos o conselho do livro e também fizemos a nossa "árvore da reciclagem".Fomos buscar um bom pedaço de papel de cenário, rolos de cartão,rolos de cozinha,rolos de papel higiénico,cola e marcadores. E assim começámos a fazer a nossa árvore. A São desenhou 100 folhas na nossa árvore.Contámos 1o vezes até 10 para a ajudarmos. A este trabalho decidimos chamar "100 gestos para proteger o nosso Planeta Terra." A cada objecto colocado no ecoponto, corresponde uma folha na árvore. Recortámos de jornais ou revistas folhas para colar na nossa árvore.Colámos em cima de uma folha da árvore. Escrevemos ao lado de cada folha, o que colocámos no ecoponto.
Quando a nossa árvore tiver as folhas todas preenchidas, iremos plantar uma árvore de verdade na nossa horta pedagógica, como aconteceu na história.

JÁ SABEMOS SEPARAR O LIXO

Vimos e ouvimos uma história em powerpoint sobre a reciclagem e a separação dos lixos. Resolvemos também fazer uns ecopontos para a nossa sala. Aproveitámos umas caixas de cartão e depois foi só pintar. Jogámos no computador jogos de memória sobre os ecopontos. Aprendemos a espalmar o pacote de leite e a colocá-lo no embalão. Dissémos o que se coloca em cada contentor, a São escreveu e nós copiámos.Assim, se os crescidos tiverem dúvidas em como separar o lixo, é só lerem. JÁ SABEMOS SEPARAR O LIXO!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

TRISTOLETOS E RISOLETAS

Devido às condições atmosféricas não podemos realizar o desfile de Carnaval, como estava agendado, na Trafaria.
Mas nós não podíamos deixar de experimentar e de brincar de palhaço Tristoleto e de palhaça Risoleta.
Queremos deixar o nosso agradecimento às famílias pelo empenho na confecção dos fatos.

Muitos parabéns famílias, estávamos todos muito bonitos!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

RIMAR A BRINCAR

NO CARNAVAL
GOSTAMOS DE NOS MASCARAR
COM OS NOSSOS DISFARCES
HOJE CONSEGUIMOS RIMAR.
# # # # #
FOI MUITO ENGRAÇADO
E FÁCIL TAMBÉM
SEM UMA RIMA PARA O SEU DISFARCE
NÃO FICOU NINGUÉM.


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

SEMANA DA FANTASIA TRAPALHONA


FIZEMOS PIPOCAS NO MICROONDAS DA NOSSA SALA E ATACAMOS A TERRINA.

ENCERRÁMOS UMA SEMANA MUITO DIVERTIDA DE UMA FORMA MUITO DOCE!