sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

HISTÓRIAS AO SERÃO COM LUÍSA BECHO

Na quinta-feira dia 27, realizou-se mais uma sessão das "Histórias ao Serão", e tivemos como convidada uma colega e amiga, Luísa Becho.
Tivemos um serão muito agradável vendo a Luísa cativar todas as pessoas presentes com uma História da Escritora Alice Vieira, "O melhor presente".
A Luísinha da nossa sala, foi escolhida para ser a princesa da História, o que muito a satisfez.
Agradecemos a presença da Luísa e brevemente responderemos ao convite de irmos visitá-la ao Externato Zazzo, onde exerce funções, e iremos dramatizar esta mesma história para os meninos da sua sala.
Até lá!!!

EU SOU UM TESOURO PORQUE...

Depois de termos falado tanto de tesouros a São perguntou-nos e registou o que nós dissemos.
"Eu sou um tesouro porque..."

MENINA E MENINO

A São também deu como sugestão que quem quisesse podia retratar-se através da silhueta de um menino ou de uma menina.
Deveríamos ver-nos ao espelho para observarmos todas as nossas caracteristicas e colocá-las no "boneco".
A educadora Anabela também se representou numa boneca.

JÁ TENHO UM BILHETE DE IDENTIDADE

No final do jogo da "Caixa do Tesouro" a São perguntou o que gostávamos de fazer sobre este tema, o Pedro sugeriu que fizessem um desenho onde nos desenhássemos a nós e um amigo, mostrando as nossas diferenças.
Para além das áreas que escolhemos para trabalhar, a São disse que quisesse podia fazer o seu próprio bilhete de identidade. e assim foi parecia que estávamos no registo civil, com direito a limpar o dedo com álcool e tudo.

A CAIXA DO TESOURO

Na Quarta-feira a São trouxe uma caixa para a sala que era a "caixa do tesouro". Estávamos todos muito curiosos para saber qual era o tesouro que estava dentro da caixa.
A São explicou-nos que íamos fazer um jogo. Cada um tinha que olhar para dentro da caixa para ver o tesouro mas não podia dizer o que estava lá dentro.
Todos espreitámos para dentro da caixa, até a Educadora Anabela, que nos veio visitar nesse dia. No fim de todos vermos o tesouro que estava lá dentro a São perguntou-nos qual era o tesouro. Quase todos respondemos que era um espelho. E realmente estava lá um espelho, mas a educadora Anabela disse que via no fundo da caixa um lindo tesouro. Que se via a ela dentro da caixa. E assim percebemos que no fundo da caixa quando a nossa imagem reflectia aparecia o o verdadeiro tesouro, que era cada um de nós.
Ficámos todos muito surpreendidos mas compreendemos a mensagem. A São explicou-nos que mesmo os irmãos gémeos que parecem mesmo iguais, têm uma diferença, a impressão digital. Mostrou-nos o seu bilhete de identidade e alguns de nós ficaram logo com vontade de ter um bilhete de identidade.
Depois dissemos quais eram as diferenças que tínhamos uns dos outros e as semelhanças, e depois fizemos um jogo onde explorámos essas diferenças e semelhanças.

AS NOSSAS ALTURAS EM JANEIRO

Uma das características que nos difere uns dos outros é a nossa altura. Para sabermos quem é o mais alto da nossa sala e o mais baixo fizemos este gráfico de alturas utilizando o nosso corpo como medida e a nossa grande habilidade de excelentes "desenhadores". Chegámos à conclusão que os mais altos da sala eram o Pedro Alexandre e o Pedro Leonardo com 1,20m e os mais baixos a Inês e o Guilherme com 97 cm.
Fizemos o registo.
Este gráfico também vai servir para nós vermos e registarmos em Julho o quanto crescemos.





O CORPO HUMANO É UMA CASA

A São mostrou-nos um PowerPoint que se chamava o "O corpo humano é uma casa". Gostámos muito da história e a São sugeriu que fizéssemos o corpo humano por dentro e por fora, como falava a história.
A Margarida, por sorteio, foi a escolhida para servir de modelo para o corpo humano. Deitou-se no chão em cima de papel de cenário, e o trabalho começou.
Desenhámos o corpo por fora, os olhos (as janelas), o nariz (a chaminé), o cabelo (o telhado), as orelhas, as maminhas, o umbigo...
Desenhámos também o corpo por dentro, os ossos, os pulmões, os intestinos, o coração as veias e as artérias.

sábado, 22 de janeiro de 2011

DRAMATIZAÇÃO DA HISTÓRIA "A FORMIGUINHA E A NEVE"

Trabalhámos esta história e mostrámos vontade de a dramatizar. Foi isso que aconteceu. Depois de alguns ensaios, a São escreveu um convite e fomos entregá-lo os amigos das salas do 1º Ciclo. Recebemos confirmação por escrito, na nossa caixa de correio e depois mostrámos a nossa pequena dramatização. Ficámos muito contentes com a presença de todos eles.

RECONTO DA HISTÓRIA DO MUSICAL "BZZ BZZ BZZ A UNIÃO FAZ A FORÇA"

Depois de assistirmos ao musical fizemos o reconto da história para a Isadora, que não pôde ir connosco devido a uma consulta médica, ficar a conhecer a história.
Aqui fica o reconto da história para quem não teve ainda oportunidade de assistir a este lindíssimo musical.
Começou o musical com a fada flor a cantar uma canção sobre a Natureza.
Apareceram dois beija-flores a jogar ao macaquinho do chinês.
Depois a mãe deles disse que era hora de eles irem dormir. O Bento gostava muito de pôr o dedo no nariz e a mãe dele disse-lhe que era muito feio pôr o dedo no nariz.
O irmão para lhe pregar um susto, disse-lhe que quem punha o dedo no nariz transformava-se em abelhão.
Ele ficou cheio de medo.
Os beija-flores acordaram e foram para a escola, e a professora deixou-os irem mais cedo para o recreio. Eles aproveitaram para brincar e jogar ao dez.
Depois descobriram duas abelhas que os estavam a espreitar, eles foram atrás delas e elas fugiram, mas esqueceram-se de um pólen gigante. Eles começaram a jogar à bola com ele.
Depois decidiram jogar às escondidas. O Bento e o França ficaram a contar. O França adormeceu e os colegas foram para a sala.
Quando acordou , o França foi procurar os amigos que pensava que ainda estavam escondidos.
A abelha Bela veio buscar o pólen, mas foi contra uma flor e desmaiou e ficou em cima do pólen como estava o França.
Quando os amigos saíram da escola e encontraram a abelha onde deixaram o França. O Bento pensou que era o França que se tinha transformado em abelha porque ele também punha o dedo no Nariz.
Para verem se era o França ou não perguntaram à abelha qual era a brincadeira que eles tinham estado a brincar antes de jogarem às escondidas.
A abelha fez o gesto do jogo do dez, pois só falava em "abelhês".
O França voltou de repente e descobriram que a abelha não era o França, e tentaram atacar a abelha Bela. Ela ficou muito irritada, mas depois entenderam-se e a Bela prometeu que ia trazer mel para o Bento provar.
Mas isso não aconteceu, porque a rainha não deixou , e até expulsou a abelha Bela da Colmeia.
Depois souberam que houve um ataque de formigas na colmeia.
A Bela foi chamar os beija-flores para ajudarem a salvar a colmeia das formigas.As abelhas e os beija-flores atacaram as formigas.
A rainha da colmeia disse à bela que podia voltar para a colmeia e disse-lhe para ir buscar o mel mais delicioso para dar ao Bento, o beija-flor, por terem salvo a colmeia.
A rainha disse que a partir daquele momento beija-flores e abelhas voltariam outra vez a ser amigos.
Depois apareceu a fada flor e ela disse que eles deviam voltar a jogar os jogos "florimpicos"e que deviam também convidar as formigas.
A rainha convidou as formigas e elas aceitaram. Depois fizeram uma festa.
Vitória, vitória acabou-se a História, pozinhos de perlimpimpim, e a história acabou assim.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

FOMOS AO TEATRO

Chegou o grande dia. Fomos assistir ao musical "Bzz, bzz,bzz, a união faz a força". Foi muito alegre e colorido.
Todos gostámos muito do teatro, até ficámos em óptimos camarotes.